Já postei algumas fotos de como tento organizar meu espaço para conseguir trabalhar em casa. Em apartamento pequeno isso é bem difícil mas há algumas semanas, ganhei do meu irmão um armário que ele não queria mais e resolvi instalar todo o meu atelier lá dentro.

Gostaria de poder ter um quartinho aqui só para trabalhar no que gosto, mas como não tenho, exercito a criatividade procurando soluções para arrumar minhas coisas da melhor forma possível, coisa que também adoro. Acho que se eu tivesse a oportunidade de construir um ambiente totalmente planejado, com tudo o que eu quero e preciso, ficaria perdida, nunca conseguiria terminar de planejar. Gosto do desafio dos espaços pequenos, gosto doslimites e do exercício de tentar tirar as melhores possibilidades deles. O mais importante é nos sentirmos bem no ambiente em que vivemos e trabalhamos, e estar cercado de coisas que nos agradam. Felizmente, essas coisas quase sempre têm grande valor afetivo e pequeno valor material, tornando possível ser feliz em qualquer espaço, desde que pensado e arrumado com carinho.

O “armalier” (meu armário atelier) tem funcionado muito bem e a principal vantagem para mim é não precisar mais interromper um trabalho pelo meio e sair catando tudo rapidamente a cada vez que preciso usar a mesa da sala de jantar. Simplesmente fecho as portas e sei que quando voltar, tudo vai estar lá no mesmo ponto e do mesmo jeitinho que eu deixei. Isso é essencial para quem tem pouco tempo para trabalhar.

O “atelier” por fora:

Organização interna:

Reciclando materiais que não gostamos: aqui utilizei pastas “L” que não gostava muito, pois são muito molinhas, para guardar folhas de stencil. Apliquei botões de pressão na lateral aberta de uma das pastas (a da esquerda) e na outra costurei a lateral aberta à máquina (direita) para transformá-las em envelopes. Colei-as na parte interna da porta do armário com fita banana e coloquei as folhas de stencil dentro. Ainda costurei uma terceira que usei para guardar moldes pequenos dentro do armário.

Pequenos parafusinhos colocados na mini-estante servem para pendurar coisinhas que precisam estar à mão na hora do trabalho. Para o acabamento, forrei um botão com tecido, cortei o “pezinho” dele atrás e colei com cola quente no pafaruso. Um pequeno detalhe que facilita bastante o trabalho.

Na lateral da mesma mini-estante, ganchinhos organizam as ferramentas mais perigosas, deixando-as bem longe do alcance das crianças.

Se pensaram que eu me contentei com o espaço do armário, erraram :) . Está sendo ótimo trabalhar nele, mas lá está só o material de costura. Então precisei ocupar outra mesa (além da minha escrivaninha) para trabalhar em um outro tipo de artesanato, apaixonante por sinal, no qual estou ainda começando, o scrapbooking:
Espaço de trabalho - scrapbooking

Essa almofadinha eu fiz especialmente para a crop-a-dile, protegendo a mesa, já que ela é uma ferramenta bem pesada (serve para colocar ilhós e outros enfeites). A mini-girafinha é resultado de um teste que eu fiz diminuindo o molde da girafa maior. Como eu gostei, ela fica me fazendo companhia na mesa.

Espaço de trabalho - scrapbooking

Espaço de trabalho - scrapbooking

Gaveteiros, potinhos e cestinhas para organizar furadores, canetas, tesouras e estiletes, botões, colas e fitas adesivas, tintas, etc. Potes de Nutella e requeijão são ótimos para essas coisinhas pequenas.
Espaço de trabalho - scrapbooking

As caixas de plástico organizam papéis e mais algumas coisas embaixo da mesa.
Espaço de trabalho - scrapbooking

Posts relacionados

Share →

34 Responses to Trabalhando em casa – dicas de organização

  1. Aline Horta disse:

    Aqui tudo…tem ate uma tv em cima…Adorei o capricho..
    infelizmente sou bagunceira demais!! aff…

  2. Luciana Murta disse:

    Oi Aline.

    É que meu cantinho fica na sala, embaixo da tv, hehehe. :)

    Beijos!

    Lu.

  3. Oi, Luciana!
    Amei seu cantinho! E seu blog é muito 10! Já adicionei no meu reader – assim, posso acompanhá-la sempre.
    Quem sabe, quando eu tiver um espacinho por aqui, não consiga fazer algo tão organizado e bonito qto vc fez!
    bjos
    Adriana

    *********************

    Obrigada Dri, que bom que gostou!

    Beijos,

    Luciana.

  4. Geo disse:

    olá!!! estou tentando resolver o mesmo problema que voce tinha, pois agora voce o resolveu e muito bem!!!
    parabens por ser uma pessoa tão criativa!
    seu blog esta add na minha lista ok?
    bjs

    ****************************
    Oi Geo.

    Ok, muito obrigada!

    Beijos,

    Luciana.

  5. oi LU!!!!
    adorei seu espaço e a criatividade para arranjar as coisas nos lugarzinhos disponiveis!

    adorei isso:
    “Gosto do desafio dos espaços pequenos, gosto dos limites e do exercício de tentar tirar as melhores possibilidades deles. O mais importante é a gente se sentir bem no ambiente em que vivemos e trabalhamos, e estar cercado de coisas que nos agradam. Felizmente, essas coisas quase sempre têm grande valor afetivo e pequeno valor material, tornando possível ser feliz em qualquer espaço, desde que pensado e arrumado com carinho.”
    acho que disse tudooooOOo!!!!!!!!!!!
    bjusssssssssss

    ************************

    Oi Tininha, obrigada!

    Visito sempre seu blog, adoro, é super inspirador! :)

    Beijos,

    Lu.

  6. Leticia disse:

    Luciana, adorei seu cantinho, vc é muito organizada e talentosa.

  7. Pati disse:

    Oi Luciana!
    Adorei conhecer o seu cantinho e o seu “armalier”… rsrsrsrsr! Muito legal! É sempre bom ter tudo organizado e arrumadinho, né! Se bem que na correria de fazer scrap acaba ficando tudo meio bagunçado mesmo!!!
    Bjs!

  8. Selma disse:

    Oi Lu, adorei como vc utilizou cada cantinho.P/ mim organização vem em 1o lugar e seu cantinho p/ o scrap está perfeito.
    Tb adoro costurar. Parabéns pelo blog!
    Bjs

  9. Luciana Murta disse:

    Le, Pati e Selma, obrigada meninas! Adorei receber a visita de vocês.

    Beijos,

    Lu.

  10. Renata Gayet disse:

    Fico animada quando vejo o tamanho da sua organização, um dia quando crescer..rs…quero ser igualzinha..rs
    Tá tudo muito lindo!!
    bjocas pra vc!

  11. Luciana Murta disse:

    Hahaha, obrigada Re!

    Beijos,

    Lu.

  12. Rah disse:

    Amei esse seu cantinho… E mto fofo, lindo…
    Bjinhos =)

  13. Luciana Murta disse:

    Oi Rah, obrigada! :)

    Beijos,

    Lu.

  14. […] Essa foto é para quem me pergunta se minhas coisas estão sempre arrumadinhas como eu mostrei antes . Então, nem sempre, quando eu trabalho, fica assim: (e olha que estava até arrumadinho, só estava fazendo pequenos trabalhos) […]

  15. Barbara disse:

    Luciana , amei tudo no teu blog, cheio de coisas fofas! E a organização…hummm , eu ainda chego lá!
    Lu, por favor me diz a marca dessa tua tesoura verde e azul que aparece numa foto( espero que seja nacional, pra eu poder encontrar tb) ela está acima do cortador circular. Eu amei muito, é muito mimosa!
    Beijos, e mais uma vez, parabéns pelo Blog, e pelo seu trabalho lindo e repleto de carinho!

  16. Deborah disse:

    Ai, ai!!
    Queria eu ter esta organização!!!

  17. marielle disse:

    Nossa como vc é organizada,parece que o dia que eu nasci não tinha muita organização para colocarem em meu perfil,porém amo trabalhos manuais e gostaria que vc me desse algumas dicas de como fazer essa caixa gaveteira que tem um tecido colado na gavetas,que cola usou ? como devo fazer o acabento? etc.
    Suas peças são lindas !
    Ah se o mundo fosse feito só com pessoas organizadas!
    Eu não teria nascido kkkkkkk

  18. Olá Luciana. Adorei conhecer seu armalier. Muiiiito original e criativo. Parabéns. Pode fazer uma visitinha ao meu blog tb; está de portas abertas. http://www.entreartes.arteblog.com.br
    abraços

  19. […] Essas são manjadas, eu sei, já mostrei aqui. Mas eu amo! São de MDF, pintei de branco e colei tecido na parte da frente das gavetinhas, são as minhas preferidas: […]

  20. […] Essa estante branquinha é um porta-CD da Tok & Stok, originalmente na cor tabaco. Pintei de branco por fora e lilás rosado bem clarinho dentro dos nichos e passei a usar como uma estante para materiais diversos. Hoje em dia ela está dentro do meu “armalier”, com coisas de costura. […]

  21. […] que agora fica na minha mesa e que teve as frentes das gavetas forradas com tecido (veja aqui e aqui). Nesta foto ele está apenas pintado de branco e rosa bem clarinho nas […]

  22. […] Trabalhando em casa – Dicas de organização […]

  23. Edlena disse:

    Muito feminino e ajeitadinho seu espaço! Estou no caminho, rs.
    Beijos!

  24. Leide Almeida disse:

    Oi flor! Nossa, que organização maravilhosa e que capricho… tbém moro em apto e há tempos estou querendo deixar meu cantinho que tem 1,50 x 1,20 no fundo da sala. Faço trabalhos com tecido, sobretudo patchwork e adoro… olhando suas fotos fiquei inspirada… vou add aos meus favoritos… qdo. puder visite meu blog, faz pouco tempo que montei ele… bjs da Leide

    patcharteria.blogspot.com

  25. Cátia Cruz disse:

    Adorei o guardafato.
    eu sou modista e vivo em Angola,tenho 30 anos.
    Tenho um espaço pequeno na qual tenho de o transformar em atelier, mas quero organizalo bem, por isso ando a procura de dicas.
    Se poderem,dar-me dicas agradeço,pois ja tenho quase tudo, ate as maquinas que sao tres, mas gostaria de poder arrumar tudo da melhor maneira possivel.
    Um Abraço.

    Adoreiiiii

  26. WANIA disse:

    TB MORO NUMA PEQUENA CASA COM 3 FILHOS
    ADOLESCENTES E MUITAS VEZES DESITO DE FAZER MEUS TRABALHOS, POIS ATE REUNIR TODO O MATERIAL…MEU TEMPO JA ACABOU.
    A IDEIA DO SEU SUPER
    ARMÁRIO/ATELIE FOI DEMAIS, VOU ESTUDAR A POSSIBILIDADE ME ORGANIZAR, NUM ÚNICO LUGAR.UM ABRAÇO. WANIA.

  27. Elisa maria dos Santos disse:

    Obrigada pelas dicas faço chocolate e sou tão desorganisada imagine na p´scoa a loucura que é aqui em casa bjs.

  28. Rosilaine disse:

    gostaria de saber como adiquiri pessas do seu trabalho?

  29. jessica disse:

    Muito Criativa voce meus parabens
    sera que poderia me dar alguma ideia eu nao tenho onde colocar armario pra isso oque axa que devo fazer faço biscuit e pintura
    bjs desde ja agradeço
    fique com Deus

  30. dagmar disse:

    Poxa! amei essas dicas,prinsipalmente o do armalier, essa foi a solução para os meus problemas, mas agora eu fiquei toda feliz.Obrigada por compartilhar suas idéias.Eu amo artesanato, e vivo vasculhando esses blogs de arte e felizmente encontrei esse,é simplismente di+! obrigada e parabéns pelo seu talento.DAG

  31. Luciana Murta disse:

    Muito obrigada a todas pelos comentários!

  32. alzira lopes disse:

    oi Luciana,adorei ver seu cantinho,vou copiar alguma coisa p/ arrumar o meu.Obrigada Deus abencoe…

  33. zilda martins disse:

    Parabens, vc é muito organizada, eu sou mais vc é d+, que Deus ajude a vc para continuar nos ensinando, abraços

  34. Rebeca disse:

    Olá!
    Encontrei teu blog procurando dicas de como forrar caixas com tecido, e amei mais ainda foram as dicas de organização!Tbm trabalho em casa, por opção, pois tenho criança pequena,mas tenho o mesmo problema de ter de catar tudo qdo vou rcbr visita!É mto desagradável.Adorei as dicas de reaproveitamento, tenho andado bem preocupada com essas coisas.Parabéns pelas ideias!Depois dá uma passadinha no meu blog tbm!

Tem algo a dizer? :)

Todos os direitos reservados

© Luciana Murta 2018