Essa mesinha infantil de MDF foi feita há uns 3 anos atrás e já passou por várias reformas. Pintei de branco, pintei de rosa, forrei com tecido lilás, coloquei capa, até que acabei abandonando-a e as crianças se encarregaram de deixá-la assim:

Tá certo que a parte raspada fui eu que fiz, da última vez que tentei reformá-la, mas a “arte” é por conta delas. Como ando com preguiça de mexer com coisas grandes, estava a ponto de passá-la adiante, mas acabei criando coragem e decidi fazer um “extreme makeover” mais uma vez. E nem foi tão extreme assim.

Notem que eu sou muito mais da prática do que das técnicas, portanto podem haver outras formas mais apropriadas de se fazer isso, mas como muita gente me escreve perguntando sobre forração com tecido, achei legal explicar como faço, pode ajudar alguém. Gosto de trabalhar com o tecido porque é mais prático, fácil de colocar e tem estampas lindas. Rapidinho temos um móvel novo e colorido sem precisar mexer com tinta.

Mantive o rosa clarinho da base e pernas da mesa e forrei somente o tampo com um tecido rosa de bolinhas brancas. Para isso, utilizei cola branca extra, diluída com um pouco de água (uns 10% de água em relação a quantidade de cola), passei aos poucos com um pincel e fui colando o tecido e alisando bem sobre o tampo, sem me preocupar com as sobras de tecido em volta:

Depois de colar todo o tecido bem esticadinho, passei uma camada grossa de cola por cima, diluída da mesma forma com água, por toda a superfície:

Nas laterais, passei a cola até ultrapassar as bordas da mesa. Depois que a cola seca, o tecido fica durinho e fica mais fácil cortar o excesso de tecido.

Depois de passar a cola em todo o tecido, deixei secar bem.

Quando a cola estava totalmente seca, usei uma tesoura fininha para recortar o excesso de tecido bem rente às bordas da mesa. Se notar que em algum lugar o tecido está soltando, é só pegar o pincel e passar mais cola no local.

E pronto. Aqui a mesa já arrumadinha:

Existe também a opção de passar termolina leitosa ao invés da camada de cola, como acabamento por cima do tecido, ou ainda de não passar nada. Eu particularmente acho muito mais bonito quando o tecido não leva nada por cima, mostrando sua textura. No entanto, fica mais difícil de limpar e o objeto ou móvel acaba estragando mais rápido. No caso da mesinha de criança, sem o acabamento logo ela ficaria toda manchada, sem possibilidade de limpar. Aliás, para esse caso ainda prefiro a cola à termolina, pois quando suja ou fica rabiscada, é possível limpar com um pano úmido, removendo uma parte da camada de cola e consequentemente a sujeira e as manchas também. Depois é só aplicar uma nova camada de cola no local e deixar secar. Fica perfeito. Já na minha experiência com a termolina, as manchas não saíram.

Aqui uma foto de uma cômoda que forrei com tecido em todas as frentes das gavetas, usando o mesmo procedimento:

Este é o mesmo processo que uso para forrar objetos menores, como caixas de MDF ou papelão, mini-cômodas, frentes de gavetas, etc.

Caixa com tampa forrada de tecido:

Outros posts onde mostro objetos forrados com tecido:

Mini cômodas

Cúpulas forradas de tecido

Saboneteira e porta-escova

Cabideiros super-improvisados

Trabalhando em casa – Dicas de organização

Espero que a explicação seja útil!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts Relacionados:

55 Responses to Transformação com tecido

  1. Alessandra disse:

    Luciana

    Acho LINDAS as suas coisas, e sempre passo por aqui; mas depois de um PAP desse não tem como deixar de perguntar: Posso usar qualquer tecido???

    Uso somente o algodão pois aprendi que dura mais, mas ando vendo uns trabalhos maravilhosos com couro, lycra entre outros…

    E queria me aventurar tmb!!!

  2. Luciana Murta disse:

    Oi Alessandra, tudo bem?

    Não sei te dizer se qualquer um serve porque eu praticamente só uso algodão. Já usei tecido sintético mas não gostei do resultado, achei difícil de colocar e o resultado estético não ficou muito bom. Não fiz experiência com outros tipos de tecido. Eu gosto muito de trabalhar com algodão porque é muito fácil de colar, ajeitar, e o resultado normalmente fica lindo. Não cheguei a ver nada forrado com lycra, mas deve ficar bonito, até gostaria de ver!

    Obrigada e beijos,

    Luciana.

  3. Katia Barros disse:

    Adorei os seus trabalhos. Parabéns! O pap está ótimo.
    Como estou tentando fazer caixas de mdf cobertas com tecido(e o aprendizado é via internet!!!), fico toda atrapalhada na hora de fechar as laterais da caixa e tampa, não sei como fazer com as sobras de tecido. Por favor me ajuda!!!
    Um abraço,
    Katia

  4. Luciana Murta disse:

    Oi Katia, obrigada! Vou te mandar um email para tentar ajudar, tá?

    Beijos!

    Luciana.

  5. edna disse:

    Que lindas suas criações transformações.
    bjs

  6. Luciana Murta disse:

    Oi Edna, muito obrigada! Adorei sua visita!

    Beijos,
    Lu.

  7. Cris disse:

    Lu,
    Que trabalho mais lindo, nunca tinha visto madeira revestida com tecido, fica muito bonito.
    Obrigada pelas dicas.

    Beijos,

    Cris

  8. Luciana Murta disse:

    Obrigada Cris!

    Um beijo,

    Lu.

  9. Rose Buturi disse:

    Luciana,

    Amei!!! Amei suas idéias… como você é criativa! Estou quase três horas no Google procurando alguma coisa ref. aplicação de tecido em peças de MDF e por fim achei. Amo artesanto e sempre estou inventando algo, meu forte é tecido, já fiz bolsas, kits de cozinha, panos de prato… e queria muito fazer algumas peças em MDF com tecido, pois sou como você, mais prática do que técnica e gosto de obter os resultados rápido. Obrigada por compartilhar suas idéias com a gente, Deus te abençoe e parabéns pelos lindos trabalhos. Grande abraço,
    Rose

  10. Luciana Murta disse:

    Obrigada Rose, que bom que ajudou!

    Beijo,

    Luciana.

  11. Luciana disse:

    Luciana,
    Adorei sua mesinha e a criatividade em reformá-la, de modo simples e bonito. Faço decoupage, mas quero muito me aventurar nas forrações com tecido, porém, em caixas de mdf, não sei como fazer o acabamento nas laterais. Vocês tem alguma dica?
    Obrigada
    Alda

  12. Célia Regina disse:

    Adorei a técnica,eu prescisava saber como faz, estava toda perdida se for possível, me enviar como se faz em caixa mdf, eu iria adorar.

    Beijinhos e meus parabéns

    Célia Regina

  13. Sheila Regina disse:

    Olá, Luciana!
    Estou iniciando na arte de costura e trabalhos com tecido, e adorei sua idéia de forrar as gavetas da comoda com tecido. Tenho uma comoda de bebe, que foi usada quando meu filho era bebe, e hoje tem 7 anos, gostaria de forrá-la também com tecido, pois estou montando meu quarto de costura. Gostaria de saber como fazer, por favor espero resposta no meu e-mail.
    Abraços,
    Sheila Regina

  14. Erica disse:

    Ola , Lu !!!
    Adorei a sua mesinha !!! Eu adoro tudo de artesanato no momento estou fazendo algumas coisas de quilling (tiras de papel de 3mm) fica muito lindo fiz 110 convites …ufa acabei !!!
    Agora estou tentando revestir caixinha de MDF como que eu faço nas bordas ? Vc pode me ajudar ?
    Muito obrigada … e vc esta de parabéns e por estar compartilhando suas tecnicas com todos nós !!!
    Bjos Erica

  15. ANDREA TOLEDO disse:

    Luciana,
    Parabéns pelo trabalho .
    Estou encantada com essa mesinha.
    Ela me trouxe na lembrança, a ¨minha mesinha¨ de quando eu era criança que tenho guardada aqui em casa já toda velhinha.
    Vou aproveitar o feriado e dar cara nova a ela depois mandarei foto do resultado.

  16. [...] mesinha também é a mesma do post Transformação com tecido, onde mostrei como eu fiz para forrá-la quando ela já estava um trapo. O resultado final foi [...]

  17. rosangela da costa correa disse:

    Oi Luciana olha miga estava com dificuldade de fazer uma caixa achei seu site e amei e acabei de fazer minha caixa obrigadinho pelas suas dicas bjs

  18. [...] método que usei é exatamente o mesmo que usei anteriormente para forrar a mesinha ou o abajur (as fotos desses links estão bloqueadas até sexta-feira, 12/06, me desculpem pela [...]

  19. sandra disse:

    adorei a mesinha e a comoda!!!!!
    lindoooo trabalho…parabéns!!!
    gostaria também de forrar caixas….poderia me ajudar um abraço.

  20. magaly kistian disse:

    adorei,a mesa.ficou um mimo.

  21. Célia disse:

    Muito lindinho seu trabalho…
    Poderia me dar umas orientações de como cobrir uma caixa com tecidos???
    AGradeço muuuuuuuuuito!

  22. magda amancio disse:

    luciana,
    parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de artesanato por este motivo decidi confeccionar convite, lembrança de mesa e lancheira do meu filho que completará três anos,so que eu queria uma dica se fosse possivel, como colar o tercido em mdf, com esta tecnica, obrigado.
    magda

  23. [...] mas entre pintar e forrar com tecido, já mexi nessa mesinha várias vezes (a última vez foi essa). Acho que ela já deu o que tinha que dar mas, na impossibilidade de trocá-la agora, encarei a [...]

  24. Suzicleia disse:

    Mas que pap maravilhoso!!!
    Com ele perdi todo meu medo e vou já começar a forrar tudo o que eu ver pela frente!!!
    Gostei muito e vou começar hoje mesmo. Assim que tiver uma peça pronta vou te pedir pra dar uma olhadinha pra avaliar viu.
    Um grande beijo

  25. Tarcianne disse:

    Adorei seu trabalho. De muito bom gosto.

    Já vi que algumas pessoas postaram a mesma dúvida que tenho e vi que você pode ajudá-las. Então resolvi pedir ajuda também. Gostaria que me enviasse dicas de acabamento nas laterais de caixas forradas com tecido. Ainda não consegui um jeito que fique 100%.

    Aguardo sua resposta.

    E muito obrigada.

    Ah! parabéns novamente.

    Bjo

  26. Dayane disse:

    Muito lindo seu trabalho!Vou tentar fazer caixinhas de mdf forradas, mas vai ser pela 1º vez…Será que pode me passar umas dicas?Tipo de acabamento das laterais, materiais usados? Obrigada

  27. Mari disse:

    Boa tarde Luciana,
    fiquei apaixonada pelas coisas feitas por ti.
    Conforme outro recadinho deixado, agradeço por compartilhar essas maravilhas conosco.
    Uma duvida: Tenho em casa, tanto uma comoda, como um armário tipo sapateira, tem como forrar de tecido eles? O tecido adere em verniz ou terei de lixar antes? Peço por gentileza que me horinte.
    Agradeço desde já sua atenção.
    Muito obrigada.

  28. rita disse:

    BOA TARDE

    FOI MUITO UTIL SUA EXPLICAÇÃO,GOSTARIA MUNTO DE SABER PASSO A PASSO PARA ENCAPAR COM TECIDO CAIXINHA DE MDF PARA LEMBRANCINHA.
    E SOBRE O ACABAMENTO.

    OBRIGADA

  29. neide oliveira disse:

    Parabéns! Seus trabalhos estão muito lindos.
    Vou tentar forrar uma mesinha que tenho.
    Espero que dê certo. São muito boas a dicas que você me deu.
    Muito obrigada.
    Neide

  30. ana maria da coll cardoso disse:

    procurei e achei vc… a mesa e o gaveteiro ficaram lindos .. enfim tudo… só nao sei como fica a cx por dentro tinta ou tecido??????????/
    ana da coll

  31. Beatriz de Souza Alves disse:

    Olá, gostei muito do seu trabalho, divino.
    Já trabalho com caixa de mdf pintadas para lembrancinha e gostaria de aprender a aplicar o tecido nela, se puder me envie dicas para que eu possa aprender também.
    Obrigada e muito SUCESSO para você
    Bia

  32. luciana m. cavalcanti disse:

    Que lindo os seus trabalhos….suas idéias são ótimas,gostaria de uma ajuda para aplicar tecido em caixas de mdf,e como fazer o acabamento,desde já te agradeço…
    Obrigado.

  33. Menina, tú és um Anjo!
    Que mãos de fada tú tens! Parabéns!!

    Sabe, eu estou a horas buscando tutoriais na net sobre como forrar caixas para eu mesma realizar e organizar meu closet e a casa, tenho visto algumas para comprar aqui na cidade forradas com couro ecologico, mas com o meu orçamento planejado para a nova casa, ainda não posso me dar ao luxo de comprar alguns itens e tuas dicas e ensino foram de grande ajuda.
    Compartir conhecimento é um dos gestos mais nobres do ser humano, e tú seguramente é um ser humano especial…
    Tudo de mais lindo nesta vida pra ti moça.
    Grata por compartir tua sabedoria.
    Paz no coração e felicidade sempre Luciana,
    Abraços desde Floripa,
    Renata.

  34. Adriana disse:

    Nem imagina o qto me ajudou com sua explicação simples e direta,era tudo que estava precisando!!!!obrigada!bjs

  35. eliene andrade disse:

    Ola querida, td bem??? Amiga, suas coisas sao linda…pena q nao sei fazer…fui pintar umas caixinhas borrei, me ajuda…me explica como coloco o tecido…bjs

  36. Rosalina disse:

    Cara Luciana, Tudo bem? Sou curiosa e aprendiz de artesanato. Achei lindo os seus trabalhos, e se fosse possível gostaria que me ajudasse a encapar a base da tampa de uma caixa de MDF em tecido . grata

  37. Vanessa disse:

    Lindo seu trabalho,amei!!! Tô querendo mudar algumas coisas em casa,com toda certeza vou usar sua ideia.

    Parabéns pela criatividade. grande abraço!

  38. Lidiane disse:

    Oi Luciana,td bem?
    Amei as dicas que vc deu. Sempre gostei de artesanato. Acho que dá um toque todo especial nos móveis e trabalhar com tecido deixa mais lindo ainda. Vou me casar em janeiro e resolvi eu mesma fazer as lembrancinhas para os meus padrinhos. Escolhi as caixas de MDF. Fiz duas exeriências até agora, e tenho uma dúvida cruel e gostaria da sua ajuda. Nas caixas eu usei algodão em uma eu passei a termolina e o tecido ficou machando,o certo é passar antes de colar o tecido na madeira ou posso passar depois de colar o tecido? E na outra eu deixei sem nada, mais achei que faltou alguma coisa. Estou com mta dúvida se puder me ajudar te agradeço desde de já. beijo…

    • Luciana Murta disse:

      Oi Lidiane,

      Eu passo a termolina (ou a cola) depois de colar o tecido todo. Pode ser que o tecido que você usou solte tinta, acontece mesmo com os de algodão. Se for usar tecido com cores fortes, experimente lavá-lo primeiro.

      Beijos!

  39. Roberta disse:

    Oi adorei suas dicas.
    Fiz a aplicação em um movel e o tecido enrugou, pois depois de pronto fiz o acabamento com termolina caseira, só que errei a receita, você acha que se eu aplicar agora a termolina correta ele alisa novamente.Plisss to desesperada

  40. Laodiceia disse:

    Luciana quero saber se tem como eu lixar objetos de mdf que foi passado verniz eu fiz o kit higiene para o meu filho em azul com tinta e passei verniz de artezanato e agora estou gravida de novo e queria encapar com tecido para reaproveitar será que consigo e qual material uso se puder me ajudar agradeço muito de coraçaõ!Amei o teu trabalho!!!Fica com Deus e Deus abençõe vc e sua família!!!

  41. Doroti disse:

    oi
    gostaria de saber como vc cola o tecido na tampa da caixa.Como faço o acabamento?
    Obrigada

  42. Sandra disse:

    Olá Luciana

    Fazendo parte do coro : Adorei sua Arte.Parabéns. Será que daria certo revestir com tecido, armários de aço ????
    Um Abraço
    Sandra

  43. Ágata disse:

    Oi, adorei sua idéia. Eu queria fazer isso nas portas do meu roupeiro, mas como moro numa pensão, preciso saber se isso estraga a superfície do material que está sendo revestido porque quando eu sair da pensão o roupeiro deverá ficar sem o tecido…O roupeiro é de madeira envernizada, bem antigo, será que estraga na hora de remover o tecido? Eu pensei em revestir a porta do roupeiro com plastico filme e então colocar o tecido, mas não sei se vai colar…Você pode me ajudar?
    Muito obrigada,
    Att.

  44. lisandra disse:

    oi meu nome é lisandra tenho 11 anos de idade faço MDF a 2 meses e tenho uma pergunta como faço para combinar melhor a cores com o tecido?

  45. iris disse:

    Ola,
    Essa tecnica de cobrir com pano e cola branca serve tbm para cobrir uma caixa de isopor…ou teria que ser outro tipo de cola…

  46. helena favero disse:

    oi luciana boa tarde ! adorei os seus trabalhos gostaria se pudesse me ajudar estou com6 caixas de mdf para forrar gostaria de algumas dicas
    1 posso passar cola branca direto na caixa?
    2 o tecido e´lila´s e a cola manchou onde eu errei?
    me responda por favor..bjs.obrigada..

  47. Alessandra disse:

    Maravilhoso parabéns bj lu

  48. ingrid disse:

    oi
    td bem ?

  49. Cláudia disse:

    Boa noite, estou querendo modernizar minha cama, ela é de madeira não escura, sua cabeceira é um arco não oco, não sei o que faço, por favor me dê uma ideia. obrigada!

  50. Keila althoff disse:

    Olá boa tarde! adorei a idéia da mesinha, essa cola branca extra q vc usou é cola tenaz? obrigada

  51. samara disse:

    Oi, sua comoda ficou linda. Gostaria de pedir ajuda: Comecei a reforma reformando dois criados-mudos, bem antigos, hoje. Por fora vou forrar c/ filtro de café usado e por dentro das gavetas c/ tecido; mas acho q alguma coisa deu errado, pois o tecido não colou. Usei cola branca Acrilex. Fiquei até desanimada. Me ajude. Obrigado.

  52. Mirtes disse:

    Parabéns! Vc caiu do céu p mim,pois estava doidinha procurando algo no gogle p eu forrar um armário velho de cozinha.Amei!!! Ñ imagina como me ajudou!!! Obgd e Deus te abençoe! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.