Forrando cúpulas

Forrando cúpulas

Resolvi reformar uma cúpula de abajur que tinha feito há um tempo atrás e, como recebo muitas perguntas sobre como forrar as cúpulas com tecido, aproveitei para fotografar os passos e tentar explicar. Mais uma vez lembro que eu não sou profissional, faço tudo pela prática. Pode ser que existam outras formas mais apropriadas de fazer, vou explicar apenas a maneira que eu faço.

Esse é o abajur como estava antes.

Comecei descolando o tecido e os enfeites que estavam na cúpula, deixando a cúpula lisa original:

Para os primeiros passos deixo a cúpula presa a base do abajur mesmo, isso facilita o manuseio do tecido, sem precisar ficar segurando a cúpula. Pego o tecido escolhido (uso tecido 100% algodão, é o que fica com melhor resultado e o mais fácil de trabalhar, não sei se fica bom com outros tipos) e coloco-o inteiro sobre a cúpula, ajeitando bem para que fique lisinho e bem assentado por toda a volta dela:

Em seguida, corto o excesso do tecido embaixo, deixando uma sobra de uns 5cm para fazer o acabamento no final. Essa sobra de tecido pode (e deve) ser bem menor, mas para não arriscar de faltar tecido por um errinho qualquer (e eu sou mestra em cometer errinhos) deixo uma folga maior e corto no tamanho certo só no final:

Para colar, diluo cola branca com um pouquinho de água e passo na cúpula com um pincel. Normalmente eu começo a colar pela parte de trás da cúpula, onde fica a emenda, mas como queria centralizar a guirlanda da estampa do meu tecido, comecei a colar pela parte da frente, para garantir que ficaria no lugar certo:

Vou passando a cola em faixas e colocando o tecido em cima, alisando bem, até chegar na emenda:

Quando chega ao final, corto o excesso de tecido deixando uma folguinha para colar:

Fiz a mesma coisa do outro lado, partindo do meio para a parte de trás, até chegar na emenda. (Lembrando que para estampas uniformes, onde não é necessário centralizar uma parte dela, é mais fácil começar a colar pela parte de trás, a partir da emenda, seguindo por toda a volta da cúpula, até chegar a emenda novamente). Quando termino de colar, corto o excesso do tecido também deixando uma sobra para sobrepor as extremidades:

Colo uma extremidade sobre a outra, sobrepondo cerca de 1cm de tecido:

Recorto o excesso de tecido agora da parte de cima, sempre deixando uma sobra:

Para fazer o acabamento na parte de cima, corto o tecido em algumas partes, dando uns talhinhos, para que eles virem para dentro sem repuxar:

Passo cola com o pincel na parte de dentro e viro o tecido, colando e ajeitando com o próprio pincel, até terminar:

Na parte de baixo da cúpula, antes de finalizar, eu aparo aquela sobra de tecido que normalmente deixo bem grande, para que a beirinha que vira para dentro não fique grande demais. Depois repito o mesmo processo, cortando o tecido em várias partes, passando cola e virando as beiras para dentro, colando bem, até o final:

E a cúpula está pronta:

Se quiser dar um acabamento na cúpula, para proteger e facilitar a limpeza, pode passar uma camada de cola ou termolina leitosa por cima do tecido. Eu particularmente acho muito mais bonito deixar só no tecido mesmo. A cola ou a termolina dão um aspecto brilhoso, meio plastificado, encobrindo a textura do tecido, que eu acho linda. Mas sem o acabamento, ela também fica mais frágil, suja mais e não dá para limpar muito bem. Eu ainda prefiro assim, mesmo que tenha uma vida útil menor e eu tenha que trocar mais vezes.

Depois de fazer essa forração básica, pode-se enfeitar a cúpula com rendas, passamanaria, fitas de cetim, etc. usando a mesma cola que se usou para colar o tecido.

Espero que ajude a quem quiser se aventurar. Com tantas estampas lindas de tecido, é muito fácil dar uma renovada no abajur sem gastar muito.

Beijos!



102 thoughts on “Forrando cúpulas”

  • Ficou lindissimo, adorei, o tecido é lindo e a base do abajour também é maravilhosa, ficou super romântico.
    Ainda vou me aventurar em colar tecidos para decorar minha casa, desde que vi a sua comoda e a mesinha, fiquei louca para fazer, mas ainda não achei um móvel que pudesse fazer, com abajour fica mais fácil.

    Beijos,

    Cris

  • Olá Luciana!

    Adorei o passo-a-passo. Você foi bem didática e explicou tudo certinho.
    Parabéns pelo lindo trabalho. Trabalhar com tecidos é mesmo fascinante…

    Beijos.

    Ana Paula

  • Luciana, seus trabalhos são perfeitos. Amei a cúpula e a maneira como vc expôs o passo a passo. Só mais uma coisinha, onde vc compra seus tecidos. São tão maravilhosos! Bjs.

  • Ola, Luciana!! Adorei o passo a passo…faço caixas de madeira revestidas com tecido!! Parabéns pelo seu trabalho é de muito bom gosto!! Agora estou começando a fazer saches..com o que vc recheia os saquinhos para ficar encorpado e fofinho?? Aguardo, bjos

  • ADOREI, acabei de forrar uma cupula com um xadrez preto e branco, seguindo passo a passo o teu modelo, OBRIGADA por ensinar as pessoas, eu leio tudo o que as pessoas escrevem e assim aprendo.
    OBRIGADA

  • Luciana, parabéns, seus trabalhos são lindos e sua paciência e desprendimento em ensinar o que sabe me ajudou muito, vou lembrar com carinho de você sempre que ver as cupulas que vou reformar em minha casa. Beijos

  • Luciana, adorei sua explicaçao!
    Tenho em casa uma cúpula de abajur que está muito manchada, pensei até em me desfazer dela. Agora vou tentar forrá-la conforme suas instruções.
    Obrigada.

    Maria José

  • Olá! Adorei seu trabalho. Você saberia me informar uma loja de artesanato em SP onde encontro cúpulas, ou somente a armação (ferro)…? Pretendo montar um lustre. Obrigada!

  • Adorei sua idéia,vou tentar fazer em uma cúpula da Loja de minha filha.Creio que ela também vai adorar.
    Obrigada pelo seu carinho em mandar o passo a passo.

    Rosangela

  • Olá Luciana

    É a primeira vez que entro em seu site,estava querendo renovar uma cúpula e então procurei no Google,e consegui acompanhar suas explicações e minha cúpula ficou linda e nem parece a mesma!!!

    Adorei seu trabalho

    Parabéns

  • Cara luciana
    Adorei e foi-me muito útil o seu passo a passo. Fiz o mesmo a uns abajours da minha sala e poupei muito dinheiro. Vou postar os meus abajours um destes dias.Coloquei o seu passo a passo no meu blogue, com o nome do seu blogue para poderem consultá-lo. Ao entrar no meu blogue verá outro com dicas é ai que está.
    Parabéns

  • Luciana, que capricho! Também estou tentando reformar um antigo abajour, só que a antiga cúpula dele era de etamine engomado, acho eu, e em minha inexperiência pintei direto nele uma estampa infantil para meu filho pequeno, que hoje tem 16 anos… Enfim, arranquei o tecido-base da cúpula e agora vou me aventurar a fazer a nova, utilizando o aro e a base originais. Será que acerto? Se alguma dica for dada, agradecerei.
    Beijos
    Edlena

  • lUCIANA OBRIGADA PELO PASSO A PASSO, SE O MUNDO FOSSE FEITO DE PESSOAS COMO VC, COM CERTEZA, SERIA BEM MELHOR.TAMBÉM FAÇO UNS TRABALHOS BEM INTERESSANTES, NÃO TENHO SITE NEM BLOG MAS AGORA QUE ESTOU CONHECENDO VOU PROVIDENCIar. obs. és muito didática, não deixas dúvidas nas explicaçoès. um abraçao.

  • Olá Luciana a tempos sou fã do do seu site, hoje forrei meu abajur, ficou lindo graça ao seu passo a passo, depois se quiserentra no meu blog p ver, e colocarei tb q fiz graças a sua ajuda. abraços

  • Parabéns pelo belo trabalho.
    Parece que advinhou, era o que eu estava procurando e não sabia como fazer.
    Que tecido lindo, onde vc encontra para comprar???

    Denise

  • Parabéns.
    Não sabia nem por onde começar, vc teve a bondade de compartilhar com outras pessoas o passo a passo, fotografando detalhes que eu nem imaginava que seria assim que teria um acabamento tão perfeito.
    Obrigada por compartilhar conosco este seu dom artístico.

  • Luciana estou querendo muiiiiito fazer um abajour com tecido, vou tentar fazer!!! Qual o material da cúpula é tecido (algodão) ou é plástico? Se for plástico devo passar primer e pintar de branco ou faço direto no plástico?

  • Luciana em primeiro lugar, agradeço o carinho que teve em responder minha pergunta!!!
    Então, vc sabe onde posso comprar a cúpula de acetato? se souber por favor me fala Ok? Moro em campinas. bjsss e obrigada. obs: estou louuuuca pra fazer mas não tenho cúpula.

    • Só no acetato não sei, eu compro cúpulas de tecido lisas em lojas que vendem luminárias, abajur, etc. Na Tok & Stok tb tem. Se você não encontrar só no acetato, pode comprar com tecido e remover o tecido ou então trabalhar sobre ele, que é o que eu normalmente faço.

      Beijos!

  • Amei o seu trabalho delicado no abajour. PARABÉNS!
    Estes dias, joguei um fora…se tivesse visto antes este lindo abajour, já ia treinar e fazer um igual. Gosto mto de artesanato e faço de tudo um pouco. Vou tentar fazer. Vc já fez no crochê??? Tem modelo no crochê??? bjs

  • Ficou perfeito…..vc sabe onde comprar cupula para fazer abajur..tipo assim monta-lo pra vender…sou do interior do est, de São paulo, obrigada

  • Seus trabalhos são sempre lindos.
    Já fiz uma forração em uma cúpula de abajour, que tambem ficou linda.
    Foi assim: Peguei um algumas folhas de jornal e retirei a tarja branca, depois amasei, desamasei, amasei, desamasei, até que a folha ficasse com aspecto de pano. Depois, foi com essa folha de jornal que forrei o abajour. Para finalizar passei com pincel macio, uma camada de verniz incolor (pode tambem passar na cor desejada). Fica tranparente, porem com um “toque” colorido.

  • Obrigada pelo ótimo tutorial! Estive pensando que talvez seja uma boa idéia usar verniz spray fosco, tipo acrilfix, para impermeabilizar a cúpula depois de pronta e deixá-la mais resistente. Fiz isso em uma luminária de seda e o resultado foi ótimo, não alterando a textura. Um beijo!

  • Adorei a dica! Há muito tempo estava tentando aprender a fazer isso, mas queria ler um tutorial antes de arriscar. Vi sobre sua dica no blog da Quiane e vim correndo conferir.
    Parabéns e muito obrigada por compartilhar.
    Bjks

  • Luciana,
    Adorei sua dica. Vc pode me indicar que tipo de tecido posso utilizar para forrar cúpulas? Tenho um lustre com 06 cúpulas que estão muito amareladas…aparecendo a marca da cola tudo ao redor. Há um tecido específico devido calor etc…?
    No aguardo,

    Grata.

  • Lindos!!
    Lu,eu estou precisando saber onde comprar o papel que serve como base e que não pega fogo,que fazemos as cupulas e forramos com algodãozinho.Por favor me diz o nome e onde encontrar.
    Bju

  • Parabens pelo seu trabalho, é exatamente o que estou precisando só estou com um problema, tenho um plafon com uma cúpula em pergaminho, mas ele amarelou estou querendo trocar. Tenho medo de colocar o tecido por cima e ficar muito escuro. Sé eu tirar esta base, como posso fazer outra? Ou se fica escuro mesmo? Obrigada…

    • Tenho uma Basa com Branca com folha em alto relevo. Abajur comleto comprado na GELLI Niteroi
      já faz tempo. A cupula foi reformada uma vez e depois me desfiz. Preciso de ionformações onde manda fazer um par com as medidas de acordo c/a base. Compreis um par pronto na Toque Stok e me
      dei mal não encaixou e eu na raiva destrui total-
      mente jogando fora. Me passe informações? Aloir.

  • Voce explica com detalhes. Não deixa dúvidas para os interessados. Acho que vc também devia ser professora. Parabéns pela iniciativa de disponibilizar a informação. Obrigado.

  • Lú,

    Parabéns pelo tutorial e Obrigada pelas dicas.
    Adoro artesanato e vira e mexe dou uma de artista rsrsrs, abajur não tinha tentado ainda, mas agora vai ficar facinho facinho rsrsrsrsrs, vou super indicar seu blog.

    Bjkas

    Veveka

  • desculpe,mas seu acabamento é muito mal feito .Existem técnicas simples para ficar com a peça perfeita eu sei porque já fiz vários e também pode se economizar muito mais tecido fazendo um molde da cúpula antes de cortar o tecido.

    • Simara, eu fiz questão de dizer que não sou profissional e que iria apenas mostrar como eu faço, devido ao número de pessoas que me escrevem perguntando. Eu não forro cúpulas para vender, forro para mim. Agora me desculpe você, mas sua mensagem foi no mínimo indelicada. Estou sempre aberta a críticas construtivas, mas entrar no meu blog e se dar ao trabalho de deixar uma mensagem chamando meu trabalho de mal-feito não é muito educado. Em vez disso você poderia simplesmente ter indicado onde podemos aprender a fazer de forma mais fácil e bem acabada.

  • Simara, além de não ser nada delicado você dizer o que disse, um comentário como o seu só pode vir de uma pessoa que não acompanha o trabalho da Luciana e nunca teve o privilégio de ter qualquer um deles nas suas mãos. Poucas pessoas se preocupam tanto com acabamento e confecção de qualquer coisa como ela.
    Sua passagem por aqui poderia ser construtiva e não desgradável como foi.

  • Luciana, gostei muito de sua sugestão. Tentarei fazer em duas cúpulas que pedem socorro.Rsrs Tomara que fiquem lindas. Obrigada pela sua generosidade.

  • Luciana, é a primeira vez que visito seu blog, fiquei apaixonada, suas girafinhas, suas gatinhas, a almofada, curtir muito.Tudo lindo!!!
    Obrigada por compartilhar o pap.Agora, me diz, como q você faz esta etiqueta personalizada???
    Beijos

  • Adorei seu trabalho. Tenho muita vontade de fazer um curso o qual me proporcionasse fazer o abajur desde sua armação até a forração. Já fiz alguns mandando fazer as armações em ferro bem fininho. Depois uso o acetato transparente ou leitoso e forro c/ tecido ou papel especial. Até a instalação elétrica. Mas o que está me impedindo de continuar a confecção das peças, é a dificuldade de encontra o Acetato, pois s/ ele, não consigo fazer a montagem. Então por esse motivo, resolvi te escrever p/ saber se você conhece um revendedor ou representante deste material. Desde já, fico no aguardo de tua resposta. E parabéns pela tua arte de alegrar e aconchegar os ambientes. Meu e-mail é: evadalbo@hotmail.com. Sou de Porto Alegre-RS.

  • Oi Luciana, boa tarde!
    Achei lindo!!! ficou uma peça romantica…adorei!
    Luciana gostaria de saber onde vc compra a base e/ou o pezinho…
    um abraço, Isis

    • Oi Isis,

      Eu comprava de lojas que vendem peças de MDF cru, mas esse da foto não sei pois era da minha mãe, não fui eu que comprei.

      Beijos e obrigada!
      Luciana

  • Nossa, como é bom ter pessoas como você, que Deus te ilumine sempre.
    Eu estou com uma cuba ou seja três cubas sem saber como fazer, estava até pensando em jogar tudo fora.
    Pois moro perto da praia e está tudo enferrugando horrivel, mas agora com sua dica vou arrumar todas , que bom!
    obrigada e parabéns. Élia

  • Olá Luciana…
    Seus trabalhos são mto bonitos, maravilhosos…
    Estou começando agora e suas sugestões são incríveis!!!!
    Parabens…
    Ja procurei em um monte de site mas nao consigo em encontrar esse abajur cru para comprar….
    se puder me ajudar
    bjos…

  • Nossa!!! Muito obrigada! Estou terminando o enxoval do meu João Guilherme e só faltava a cúpula do abajour!!! Deu super certo!

    Parabéns!

  • Ola Luciana,
    Amei seu abajour. Ficou lindo. Eu tentei fazer a mesma coisa antes de achar seu blog e deu tudo errado. Foi um caos.Acabei conseguindo colar, mas o tecido ficou todo marcado com a luz acesa. Qual a cola ideal. Usei uma que é usada pra isopor tbm. Essa serve se eu diluir?
    Abraço

    • Oi Gisele, não sei te dizer se essa cola de isopor serve, nunca usei. Eu normalmente uso a Cascorez de rótulo azul diluída com um pouco de água e funciona bem. Mas realmente não sei dizer se existe alguma mais apropriada.

      Um beijo e obrigada!

  • Adorei seu blog! Encontrei tudo que procurava, principalmente porque não é um blog voltado exclusivamente para vendas. Não se importe com comentarios maldosos, pois tem gente que usa a internet para despejar suas amarguras. Sei disso porque sou terapeuta…encontrei aqui também, várias sugestões acessíveis que vou desenvolver numa ONG que não tem condições de arcar com muitas despesas!Continue assim.
    bjss

    Ana

  • Adorei a explicação, vou fazer pois a muito tempo quero forrar os abajures da sala e não sabia como fazer.Vou fazer e depois digo como ficou. Obrigado Bjs

  • Parabéns pela brilhante prestação de serviço. Sou artesão,trabalho com bambu e por não achar cúpulas com estampas bonitas no mercado, estava procurando como faze-las. Obrigado!

  • Cara Luciana,

    Hoje, 12 de março de 2013 você me deu uma grande alegria. Eu procurava forrar um abajur com determinada padronagem e não encontrava profissional que o fizesse a um preço razoável. Aí achei seu site e ele me deu uma alegria imensa, como deve ter dado a inúmeras outras pessoas.
    Valeu! Obrigada mesmo querida,
    Um beijão,
    Stela

  • Luciana, vou fazer um evento e precisaria de 8 cupulas redondas, tamanho médio, forradas com tecido liso, por fora e estampado, por dentro, fazendo um composé. O que eu vi, parecia veludo, por fora e um tipo de seda, por dentro. Você faz esse tipo de serviço? É possível usar qualquer tecido para forrar cúpulas? Att. Elizete.

  • Olá, adorei o seu trabalho, ficou lindo!!!! o meu caso é o seguinte: tenho uma cúpula q era linda ( tipo caracol), mas quebrou a forração, ficando apenas a armação de arame, o que devo colocar em baixo, p/ cobrir c tecido?, ficarei no aguardo… um abraço!!!!

  • OLá Luciana, seu passo a passo é muito didático, vou me aventurar a fazer, era exatamente o que procurava. Espero realmente que o meu fique tão bonito qto o seu!!

    Abraços.

  • Olá, adorei seu blog! Gostaria de fazer um abajur mas estou com dificuldades de achar a cúpula para encapar, vc sabe indicar alguma loja em São Paulo-capital? Muito obrigada!!

  • Oi Luciana parabens pelo trabalho gostariq de sqber onde posso comprar a placa de opaline ou PS aqui em sfcampos , sou de sp e estou meio perdida por aqui
    Um bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: Conteúdo protegido