Colorindo figuras carimbadas

 

Outro dia no SBB o Roberto deu uma super dica com exemplos lindos para usar lápis aquarelável no scrap. Eu tenho usado muito o lápis aquarelável para colorir os desenhos carimbados, então complementando a dica dele, aqui vai a minha.

Em primeiro lugar, para colorir as carimbadas e aquarelar depois, precisamos usar uma tinta que não vá borrar em contato com a água. A carimbeira Stazon é indicada para isso, porém eu mesma não tenho e nunca cheguei a utilizar. Fiz meus primeiros testes com a carimbeira VersaMagic, da Tsukineko (que é uma carimbeira chalk) e nunca borrou, por isso até hoje é ela que eu uso.

Usei papel 180g com textura linho. Talvez papéis mais grossos sejam mais adequados, mas a gramatura é suficiente para esse tipo de pequenos trabalhos que eu vou mostrar, que não levam muita água. Além de que o papel linho lembra a textura de uma tela, deixando o trabalho bem interessante.

Vou começar mostrando as menininhas. Já vi muitos cartões feitos com elas, coloridos perfeitamente com as canetas copic, porém elas são muito caras, eu mesma nunca tive oportunidade de testar. Por isso, por enquanto o lápis aquarelável me serve perfeitamente bem.

Para a tinta, costumo usar uma cor neutra, já que vamos colorir o desenho depois. Gosto muito de um tom de marrom chamado Jumbo Java.

Para o cabelo, escolho pelo menos 2 ou 3 tons da mesma cor, para dar mais graça e volume. Nesse exemplo, vou fazer um cabelo castanho, mas a foto mostra dois grupos de cor, o de cima, dos marrons, para um cabelo castanho, e o de baixo, de amarelos, para um cabelo loiro:

(OBS: Algumas pessoas têm me perguntado a marca do carimbo das menininhas, são da Hero Arts e tem vários modelos)

Começo aplicando o tom intermediário na base do cabelo, depois o mais claro no resto, e por fim o mais escuro em alguns detalhes para acrescentar sombras e volume:

Para desenhos pequenos e delicados, o ideal é pintar devagar, com cuidado para não pintar fora da linha, e alternando movimentos retos e circulares, sem colocar muita pressão no lápis.

O desenho todo colorido:

Para aquarelar, uso um pincel fininho ou essa ferramenta chamada fantastix, que tem a ponta de espuma:

Comecei com o pincel pelo cabelo, retirando o excesso de água em um papel antes de começar. Faça movimentos leves, com a pontinha do pincel. Se for recortar a figura depois, não precisa se preocupar em não borrar para fora do contorno.

Para os detalhes menores, como o lacinho da cabeça e os botões da roupa, usei a fantastix, que permite um controle maior. Molhei a pontinha dela e retirei o excesso de água também:

Cuidado ao passar de uma cor para outra, deve-se sempre lavar o pincel ou a fantastix para evitar de misturar as cores (a não ser que seja esse o efeito desejado).

Exemplos de uso:

Aqui um uso um pouco diferente. Na mini-casinha de papel que eu fiz, para fazer um quadro para a parede, carimbei um vaso de flor e colori com os lápis aquareláveis. Nesse caso nem aquarelei, deixei os lápis secos (dependendo do efeito que quero dar, nem sempre uso água depois):

Neste outro projeto, queria que as flores combinassem com a estampa do papel. Para isso usei dois tons em cada uma e misturei as cores na hora de aquarelar:

Desta vez usei só a fantastix para aquarelar, para misturar melhor e ter mais controle:

Quando vou utilizar a figura recortada, gosto de passar a carimbeira (da mesma cor que usei para carimbar) em todo do entorno da figura, para disfarçar pequenas falhas no recorte. É um detalhezinho, mas que faz diferença no acabamento:

Depois de aquarelar, não satisfeita com o resultado das cores, voltei a acrescentar o lápis seco por cima, para reforçar os tons mais fortes, e deixei assim mesmo, não aquarelei novamente:

Neste exemplo, carimbei o cupcake, colori com o lápis, aquarelei e fiz emboss transparente em algumas partes:

E mais uma menininha.

 

Beijos!

Share →

9 Responses to Dica: Colorindo figuras carimbadas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Anna Lucia Custodio, LMurta. LMurta said: Mais uma dica: Colorindo figuras carimbadas – http://lucianamurta.com/2010/06/02/dica-colorindo-figuras-carimbadas/ […]

  2. Edlena disse:

    Todo o seu capricho é encantador. Já vi que amantes e atuantes de scrapbooking são feitos de matéria especial, seres de gosto apurado ao extremo!
    Abraços

  3. Sandra disse:

    Muuuito obrigada, Luciana!! Tudo bem explicadinho!! Vou tentar ainda hj!!

    bjos

  4. Lilian Oliveira disse:

    Olá,
    onde encontro a s carimbeiras versamagic?

  5. Parabéns pelas suas dicas, e por seus lindos trabalhos.

  6. Um cartão mais lindo do que o outro, e um bom gosto extremo. Parabéns pelo seu trabalho. Um beijo, Alice.

  7. ZISLENE disse:

    Gostaria de saber como comprar as carimbeiras e o valor das mesmas, se possível.

  8. Fernanda disse:

    Boa tarde Luciana!

    Gostaria de saber onde compra essas carimbeiras?

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-ME

RECEBA AS POSTAGENS POR EMAIL:

Delivered by FeedBurner

© 2017 Luciana Murta

error: Conteúdo protegido