Para o último Scrap Mini-Mundo lá no SBB pesquisei e fiz alguns mini-books. Fiquei totalmente encantada por eles. Segue o que apresentei lá.

Vocês já ouviram falar em mini books? Um mini book, ou mini-livro, é um livrinho que varia normalmente entre 0,5 polegada (em torno de 1,3 cm) até no máximo 3 polegadas (7,6 cm) de altura.

Alguns são livros reais impressos em tamanho pequeno, com texto e tudo perfeitamente igual aos livros de tamanho normal. Outros são obras de arte. Neles, os artistas desenham, escrevem, pintam, etc. nas suas mini-páginas e fazem trabalhos maravilhosos e detalhados.

Muitas pessoas pelo mundo colecionam mini books, produzem e até realizam trocas entre em si, no mesmo estilo das trocas de ATCs. Desde que conheci os mini books, através de um site indicado pela Carla, fiquei apaixonada por eles e resolvi tentar fazer alguns.

Pelo que vi, os mini books podem ser feitos de várias formas. Alguns têm as folhas encadernadas com costura, como as de um livro comum. O miolo desse pequenininho acima fiz seguindo o pap ensinado neste site. Este é o menor de todos que fiz, ele mede 3 x 4 cm.

Prestem atenção na dica de lixar as folhas depois de encadernadas, faz toda a diferença!

Para a capa, reaproveitei papel de embalagem durinho e encapei com papel estampado, da mesma forma que fazemos em um álbum comum. Depois, cola-se um papel dobrado na parte interior da capa e na primeira folha de papel, e outro papel na última folha e no interior da parte de trás de capa:

Esse abaixo é outro livrinho, que mede 4,5 x 6 cm. Vejam mais um pouco do processo de confecção:

Esse marronzinho é um outro modelo de mini book que vi, tipo sanfona. Basta colar a primeira e a última parte da sanfona nas capinhas. O tamanho dele é 3 x 4,5 cm.

Nesse outro prendi as folhas só colando as laterais, mas tive dificuldade na hora de prendê-lo à capa. Eu não manjo nada de encadernação, para quem entende será mais fácil ainda.

Por causa do formato quadradinho dele (5 x 5 cm) e das folhas decoradas, achei que ficou parecendo um “mini mini-álbum”.  Talvez depois eu vá decorar as páginas dele com mini mini-fotos.

Este foi o primeiro que fiz e também o maior (6 x 8 cm). A capa foi forrada com tecido:

Nesse último transcrevi uma historinha escrita pela minha filha, imprimi nas páginas do livrinho e depois fiz as ilustrações. Ela ficou toda orgulhosa. O tamanho dele é 4,3 x 5,5 cm e a capa foi feita com tecido.

Quem gostou e tiver interesse de participar de uma troca de mini-books, acompanhe o SBB que estamos planejando fazer uma por lá!

Beijos,

Posts relacionados

Tagged with →  
Share →

10 Responses to Mini books

  1. Que coisinhas mais lindas!!! Amei!
    Beijinhos e uma linda semana!

  2. maria Luisa disse:

    Que trabajo tan lindo , me encantan las miniaturas , gracias por compartirlo
    saludos

  3. Dani Alonso disse:

    Lu, que coisinhas mais fofas esses mini books!!! vou querer participar com certeza se tiver uma troca!!!
    Parabéns, tu tens mãos de fada!!!
    bjsss

  4. Vera Castro disse:

    Lindos,lindos!! Parabéns pelos seus trabalhos.

  5. Oi, tudo bem?
    Gosto muito do seu blog e me interessei pelos mini books, você irá confeccionar para venda? Eu pretendo dar livrinhos como lembrancinha no meu casamento e ainda não achei alguém para fazer. Acho que vou ter que por a mão na massa, hehe
    bjkas

  6. Ola´Luciana,visito seu blog a muito tempo e até me ajudou muito na criação do meu ateliê,cheguei a deixar comentários, isso foi no inicio do ano em março.Agora estou fazendo uns minis como lembrancinha de Natal e dando os devidos créditos.Obrigada por nos mostrar estas maravilhas.Segue link da postagem.Beijos
    http://bimartsatelie.blogspot.com/2011/11/presente-de-natal.html

  7. Mônica Pinho disse:

    Lindos. Amei esta ideia. Essa internet é mágica. Sempre tem algo que ainda não vimos. Mini-books é tudo de bom!!!

  8. Rakel Evaristo disse:

    amei tuudo….vc é especial…parabens…minha filha tem loucura por artesanato e as dicas sobre miniaturas ajudaram muito.Bjos

  9. Catherine disse:

    Olá! Gostaria de saber se fazer os mini books pra vender…Quero algo assim, original para lembrancinha de maternidade da minha baby Thayla…E amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-ME

RECEBA AS POSTAGENS POR EMAIL:

Delivered by FeedBurner

© 2017 Luciana Murta

error: Conteúdo protegido