top of page

Dica: Usando tecido e papel transfer no scrap

Dica: Usando tecido e papel transfer no scrap

Usando tecido e papel transfer no scrap

*Dica postada no Scrapbookbrasil.com em 14/04/10

Os tecidos embelezam bastante os trabalhos de scrap, enriquecem e acrescentam possibilidades com suas estampas e texturas. Existem muitas formas de se utilizar tecidos no scrap, como na encadernação de álbuns e agendas, usando como fundo para fotos no lugar de papeis, fazendo-se enfeites de tecido, etc. Eu vou mostrar uma utilização bem simples, com pequenos pedaços, para trabalhos menores.

Às vezes quero acrescentar um texto ou imagem ao tecido e para isso uso muito o papel transfer. O transfer, além de fácil de utilizar, permite inúmeras possibilidades, porque podemos criar no computador qualquer forma, texto ou até mesmo usar fotos, e transferir para o tecido.

IMPORTANTE: – Para utilizar o transfer, o tecido deve ser 100% algodão. – Existe papel transfer para aplicação em tecido claro e em tecido escuro. Os exemplos que eu vou mostrar foram feitos com o transfer para tecido claro.

Para fazer textos, podemos utilizar os mesmos processos que mostrei na dica anterior, criando caixas de texto no tamanho que queremos utilizar no projeto e inserindo o texto desejado. A diferença é somente na hora de imprimir, pois É IMPRESCINDÍVEL IMPRIMIR A IMAGEM ESPELHADA, já que ao transferir para o tecido, ela fica ao contrário (como você a veria em um espelho). Normalmente esta configuração é feita em “Propriedades”, selecionando a opção “refletir imagem” (mirror image). Feito isso, é só imprimir no papel transfer (se estiver em dúvida, faça um teste antes imprimindo em papel comum).


Depois de imprimir, recortamos o texto deixando uma pequena borda e vamos transferir para o tecido. Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação podem variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.

Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão. Para ajudar a evitar de queimar o papel e o tecido, podemos usar um pedaço de papel manteiga (para cozinha) entre o papel transfer e o ferro. Normalmente bastam alguns segundos para transferir a imagem.


Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, pare de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente.


Depois é só utilizar o tecido no seu projeto.


Agora, alguns exemplos de trabalhos com tecido e transfer aplicado:

CARTÃO


PÁGINA

Até me arrisquei numa página para mostrar o exemplo da foto no tecido. Imprimi a foto no papel transfer e usei um tecido branco de algodão para transferir a foto. Por trás do tecido, colei um papel branco para evitar que o fundo transparecesse.

Na hora de transferir a foto, alguns pontos mais escuros ficaram com falhas, talvez eu não tenha passado o ferro por tempo suficiente, mas achei o resultado charmoso, já que a própria textura do tecido dá um ar rústico.

Detalhes:

Desfiei as bordas em toda a volta do tecido.


Na tag, imprimi um texto e transferi para o tecido estampadinho. Também desfiei as bordas do tecido e colei um papel branco por trás do tecido.

Detalhe:

Espero que gostem de mais essa dica!

Para mais informações sobre como usar o papel transfer, leia: PAP – Etiquetas personalizadas de tecido

Beijos,


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page