Minha opinião sobre o planner Donna Dolce

Ano passado eu comecei a me interessar pelo assunto de organização da rotina, usando ferramentas como planners e pesquisando sobre o método Bullet Journal (no momento estou lendo o livro The Bullet Journal Method, que é do criador do Bullet Journal, pra ver se me servirá melhor – estou adorando o livro, mas ainda não sei se vou usar o método). Comecei improvisando um planner, depois usando um planner de verdade e em seguida passando a um caderno mais simples, com páginas pontilhadas, que eu usava de forma bem simples. Era praticamente uma página por dia para fazer uma lista do que tinha que fazer e se assemelhava mais a um bullet journal, só que mais ou menos.
A verdade é que ainda não encontrei o sistema perfeito pra mim. O primeiro planner que eu comprei tinha pouco espaço para escrever as tarefas do dia, o caderno pontilhado foi ótimo mas eu senti falta de ter uma base um pouquinho mais estruturada, para poder marcar vários dias à frente. Por isso agora resolvi experimentar mais um modelo de planner, um pouco maior, com mais espaço para escrever.
Esse planner é da loja Donna Dolce e ele é realmente lindo. Escolhi essa estampa porque eu adorei as cores e o desenho floral, mas as outras opções de capa também são lindas. O tamanho dele é de aproximadamente 21,5 x 25,5 cm.

Se você quer uma opinião rápida, listo abaixo os pontos fortes e o que não gostei tanto nele. Se quiser uma opinião mais detalhada, continue lendo até o final 🙂
O que eu mais gostei no planner:
o layout com bastante espaço diário, comparado a planners menores
prático para escrever a data, já tem o espacinho para o dia do mês e é só marcar a letrinha do dia da semana
as fontes usadas nas letras e números são lindinhas e muito delicadas
fácil visualizar os dias da semana pela distribuição na página, embora as letrinhas que indicam o dia sejam bem pequenas
não é datado, o que era essencial pra mim, porque eu queria começar a usar logo
tem bastante espaço extra nas páginas de visão semanal, dá para acrescentar coisas inspiradoras, registrar acontecimentos do dia a dia…
a gramatura do papel é alta e não deixa transparecer atrás
as divisórias são lindas e inspiradoras
tem muitas listinhas, que eu amo
o bolsinho no final é muito útil e bem resistente
o planner é lindo – a estampa da capa é maravilhosa, o arame é cobre, tem escrito My Life Planner em dourado. Eu fico feliz só de ver o planner em cima da minha mesa 🙂
O que eu não gostei muito ou não achei necessário:
espaçamento dos pontinhos é pequeno (35 mm)
pontinhos um pouco escuros demais
muitos extras que eu não preciso (mas isso é bem pessoal, pode ser um ponto forte para quem gosta e usa)
as abinhas das divisórias estão ficando meio amassadinhas, mesmo com pouco manuseio. Acho que poderia ter um reforço com um material mais resistente.
ter algumas listas já com tema
O que eu achei do planner Donna Dolce em detalhes
Vou começar indo direto ao ponto que mais me interessa, que é o espaço para escrever diariamente. Depois eu falo sobre os complementos e extras.
As páginas de visão semanal já vêm estruturadas com a divisão dos 7 dias da semana, mas eles não são datados. O espaço para escrever em cada dia é suficiente pra mim – mais ou menos 13 cm de largura por 5 cm de altura, exceto os dois últimos que estão juntos e têm mais ou menos 9 cm de largura por 6 cm de altura. Achei os pontinhos um pouco escuros demais e muito juntos (o espaçamento é de 0,35 cm aproximadamente), o que deixa o visual da página depois de escrita um pouco carregado, mas de modo geral eu gostei.

Há um espaço para escrever o dia do mês e ao lado marcar o dia da semana. Eu adorei isso, achei bem prático. Logo que comecei a usar, senti um pouco de falta de ver o dia da semana em letras maiores, com mais clareza, por isso além de marcar o dia, eu escrevi ao lado em letras grandes. Mas logo me acostumei com a estrutura da página e passei a “enxergar” os dias da semana de forma intuitiva, sem precisar ler.
Na parte de cima de cada página tem quadrinhos para anotar coisas especiais. Na da esquerda, espaço para listar 6 objetivos da semana e um quadrinho pra marcar o dia do mês. Na da direita, Importante e Gratidão. Eu não estava acostumada a usar esses campos extras, mas até que pode ser um bom exercício.
Adorei que sobra um espaço em cima desses quadrinhos pra “brincar” mais, e melhor ainda porque ele também é pontilhado. Ótimo pra fazer caligrafia, acrescentando frases, palavras ou dados que a gente quiser. Eu tenho colocado o nome do mês por extenso, para ficar mais visível.
Outra coisa que eu gostei é a gramatura da folha (90 g), bem grossinha. Eu tenho usado caneta Pigma Micron 0,05 e 0,1 e não aparece do outro lado.
Também tem duas colunas destacadas em cinza, uma em cada página, que basicamente eu tenho usado para listar coisas que preciso comprar e para escrever frases que me vêm à cabeça.

As páginas de divisória dos meses são lindas, seguem o mesmo estilo da capa. O papel é durinho, mas algumas abinhas já amassaram um pouquinho, mesmo ele ficando quase o tempo todo quietinho na minha mesa.
Eu acrescentei alguns bolsinhos plásticos no começo:

Agora, para quem gosta das coisinhas extras, vou listar tudo que tem nele:

Dados pessoais básicos e “sobre mim” , calendário 2019, 2020 e 2021 (senti falta de um de 2018, mas entendo que ele foi pensado mais para 2019), dicas de como usar o planner, planejamento anual, página para escrever a rotina com horários, projetos do ano com indicador de progresso, wishlists, viagens programadas, lista de livros e filmes/ séries com indicador para dar nota (achei o espaço para escrever os nomes dos livros e filmes pequeno).
No começo de cada mês, após a divisória, tem: objetivos do mês, rastreador de hábitos, finanças e planejamento mensal. No final de cada mês: uma página pautada para anotações.
No final do planner: Lista dos 15 melhores momentos do ano, listas de gratidão, presentes, cosméticos para testar, aplicativos legais e mais algumas sem tema, para escrever o que quiser (tem bastante espaço para listinhas), várias páginas pautadas para usar como quiser, página com bolso dos dois lados (muito útil).
Eu preferiria que as listas fossem todas livres, sem tema, porque quase nenhuma tem a ver comigo. Mas nada impede de cobrir os temas que eu não vou usar, com washi tape por exemplo, e escrever outros. Além disso, tem várias listinhas sem tema. Eu adoro listas 🙂
Acrescentei uma abinha de papel no final, pra marcar o início da página de listas e facilitar de encontrar. Tenho um problema sério com essas páginas extras, até escrevo nelas, mas depois acabo não olhando nunca. A aba de identificação pode ajudar nesse caso:

Concluindo:
O planner é lindo, inspirador e espaçoso e até agora foi o que melhor me atendeu em termos de espaço para escrever diariamente. Eu realmente não preciso de todos os extras, mas no geral eu adorei e acho que valeu muito a pena comprá-lo. O endereço da loja onde comprei, para quem tiver interesse: Donna Dolce

* Este post NÃO é patrocinado.
#Plannerdiário #Opinião #Rotinaorganizada #Resenhadeplanner #Organizaçãodetrabalho #Resenha #Organização #Planner #Listas #PlannerDonnaDolce #Planner2019 #Agenda