PAP – Folhinhas artesanais
Este passo-a-passo foi publicado no Scrapbookbrasil e ainda não tinha postado aqui. Nele ensino a fazer as folhinhas que usei na parte interna deste cartão .
PASSO-A-PASSO FOLHINHAS ARTESANAIS

As folhinhas são um complemento lindinho para as flores, mas nem sempre encontramos prontas para comprar ou então são muito caras. Recentemente precisei usar MUITAS folhinhas em um trabalho, por isso resolvi fazê-las a mão.

Para fazer as folhinhas, uso retalhos de papel branco de gramatura mais alta (180g). Desenho as folhinhas a mão livre no papel. Como são pequenininhas, um pedaço de papel já dá para fazer várias.
Na hora de desenhar, eu não uso lápis, faço o traço com um boleador fininho. Isso evita de ter que apagar depois ou desenhar no verso do papel. Não me preocupo de fazê-las todas regulares. A variedade de tamanhos e dos traços faz com que pareçam mais naturais.

Depois de fazer a forma externa da folhinha, faço uns tracinhos imitando as nervuras da folha, marcando bem. Um traço pelo meio da folha e alguns dos lados.

Depois, com uma esponjinha, passo distress ink em um tom de verde clarinho (esse é o shabby shutters), por todas as folhinhas. Observem que a tinta deposita-se mais nas marcas do desenho, marcando as formas e fazendo com que ele apareça mais. Assim as nervurinhas também já ficam “desenhadas”. Se tivesse usado lápis ou caneta para desenhar as nervuras, o distress não daria o mesmo efeito.

Em seguida recorto as folhinhas com uma tesoura fina.

Depois de recortadas, faço pequenos cortes, quase paralelos a lateral da folha, deixando uns fiapinhos para ficar mais natural. Primeiro corto de um lado e depois viro a folha para cortar do outro.


Uso um tom de distress marrom claro (aqui usei o tea dye) nas laterais e na base da folha, para dar um sombreado.

Com essas cores a folhinha já fica legal, mas se quiser pode acrescentar outro tom de verde para ficar mais rico. Aqui usei o crushed olive.

Ou mesmo um marrom mais escuro, para fazer uma folhinha mais seca. Nessa eu usei o vintage photo.

Para terminar, eu dou uma leve dobradinha na folha, aproveitando o vinco central que foi marcado com boleador, para dar volume.

Estão prontas. Você pode fazer várias de uma vez e guardar para usar nos projetos que quiser.
Exemplos de uso:

