top of page

Trabalhando em casa – dicas de organização

Já postei algumas fotos de como tento organizar meu espaço para conseguir trabalhar em casa. Em apartamento pequeno isso é bem difícil mas há algumas semanas, ganhei do meu irmão um armário que ele não queria mais e resolvi instalar todo o meu atelier lá dentro.

Gostaria de poder ter um quartinho aqui só para trabalhar no que gosto, mas como não tenho, exercito a criatividade procurando soluções para arrumar minhas coisas da melhor forma possível, coisa que também adoro. Acho que se eu tivesse a oportunidade de construir um ambiente totalmente planejado, com tudo o que eu quero e preciso, ficaria perdida, nunca conseguiria terminar de planejar. Gosto do desafio dos espaços pequenos, gosto doslimites e do exercício de tentar tirar as melhores possibilidades deles. O mais importante é nos sentirmos bem no ambiente em que vivemos e trabalhamos, e estar cercado de coisas que nos agradam. Felizmente, essas coisas quase sempre têm grande valor afetivo e pequeno valor material, tornando possível ser feliz em qualquer espaço, desde que pensado e arrumado com carinho.

O “armalier” (meu armário atelier) tem funcionado muito bem e a principal vantagem para mim é não precisar mais interromper um trabalho pelo meio e sair catando tudo rapidamente a cada vez que preciso usar a mesa da sala de jantar. Simplesmente fecho as portas e sei que quando voltar, tudo vai estar lá no mesmo ponto e do mesmo jeitinho que eu deixei. Isso é essencial para quem tem pouco tempo para trabalhar.

O “atelier” por fora:

Organização interna:

Reciclando materiais que não gostamos: aqui utilizei pastas “L” que não gostava muito, pois são muito molinhas, para guardar folhas de stencil. Apliquei botões de pressão na lateral aberta de uma das pastas (a da esquerda) e na outra costurei a lateral aberta à máquina (direita) para transformá-las em envelopes. Colei-as na parte interna da porta do armário com fita banana e coloquei as folhas de stencil dentro. Ainda costurei uma terceira que usei para guardar moldes pequenos dentro do armário.

Pequenos parafusinhos colocados na mini-estante servem para pendurar coisinhas que precisam estar à mão na hora do trabalho. Para o acabamento, forrei um botão com tecido, cortei o “pezinho” dele atrás e colei com cola quente no pafaruso. Um pequeno detalhe que facilita bastante o trabalho.

Na lateral da mesma mini-estante, ganchinhos organizam as ferramentas mais perigosas, deixando-as bem longe do alcance das crianças.

Se pensaram que eu me contentei com o espaço do armário, erraram 🙂 . Está sendo ótimo trabalhar nele, mas lá está só o material de costura. Então precisei ocupar outra mesa (além da minha escrivaninha) para trabalhar em um outro tipo de artesanato, apaixonante por sinal, no qual estou ainda começando, o scrapbooking:

Espaço de trabalho - scrapbooking

Essa almofadinha eu fiz especialmente para a crop-a-dile, protegendo a mesa, já que ela é uma ferramenta bem pesada (serve para colocar ilhós e outros enfeites). A mini-girafinha é resultado de um teste que eu fiz diminuindo o molde da girafa maior. Como eu gostei, ela fica me fazendo companhia na mesa.

Espaço de trabalho - scrapbooking
Espaço de trabalho - scrapbooking

Gaveteiros, potinhos e cestinhas para organizar furadores, canetas, tesouras e estiletes, botões, colas e fitas adesivas, tintas, etc. Potes de Nutella e requeijão são ótimos para essas coisinhas pequenas.

Espaço de trabalho - scrapbooking

As caixas de plástico organizam papéis e mais algumas coisas embaixo da mesa.

Espaço de trabalho - scrapbooking

#Organizaçãodemateriaisdecostura #Organizaçãodemateriaisdescrapbooking

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page