Transformação com tecido

Essa mesinha infantil de MDF foi feita há uns 3 anos atrás e já passou por várias reformas. Pintei de branco, pintei de rosa, forrei com tecido lilás, coloquei capa, até que acabei abandonando-a e as crianças se encarregaram de deixá-la assim:

Tá certo que a parte raspada fui eu que fiz, da última vez que tentei reformá-la, mas a “arte” é por conta delas. Como ando com preguiça de mexer com coisas grandes, estava a ponto de passá-la adiante, mas acabei criando coragem e decidi fazer um “extreme makeover” mais uma vez. E nem foi tão extreme assim.
Notem que eu sou muito mais da prática do que das técnicas, portanto podem haver outras formas mais apropriadas de se fazer isso, mas como muita gente me escreve perguntando sobre forração com tecido, achei legal explicar como faço, pode ajudar alguém. Gosto de trabalhar com o tecido porque é mais prático, fácil de colocar e tem estampas lindas. Rapidinho temos um móvel novo e colorido sem precisar mexer com tinta.
Mantive o rosa clarinho da base e pernas da mesa e forrei somente o tampo com um tecido rosa de bolinhas brancas. Para isso, utilizei cola branca extra, diluída com um pouco de água (uns 10% de água em relação a quantidade de cola), passei aos poucos com um pincel e fui colando o tecido e alisando bem sobre o tampo, sem me preocupar com as sobras de tecido em volta:

Depois de colar todo o tecido bem esticadinho, passei uma camada grossa de cola por cima, diluída da mesma forma com água, por toda a superfície:


Nas laterais, passei a cola até ultrapassar as bordas da mesa. Depois que a cola seca, o tecido fica durinho e fica mais fácil cortar o excesso de tecido.

Depois de passar a cola em todo o tecido, deixei secar bem.

Quando a cola estava totalmente seca, usei uma tesoura fininha para recortar o excesso de tecido bem rente às bordas da mesa. Se notar que em algum lugar o tecido está soltando, é só pegar o pincel e passar mais cola no local.

E pronto. Aqui a mesa já arrumadinha:

Existe também a opção de passar termolina leitosa ao invés da camada de cola, como acabamento por cima do tecido, ou ainda de não passar nada. Eu particularmente acho muito mais bonito quando o tecido não leva nada por cima, mostrando sua textura. No entanto, fica mais difícil de limpar e o objeto ou móvel acaba estragando mais rápido. No caso da mesinha de criança, sem o acabamento logo ela ficaria toda manchada, sem possibilidade de limpar. Aliás, para esse caso ainda prefiro a cola à termolina, pois quando suja ou fica rabiscada, é possível limpar com um pano úmido, removendo uma parte da camada de cola e consequentemente a sujeira e as manchas também. Depois é só aplicar uma nova camada de cola no local e deixar secar. Fica perfeito. Já na minha experiência com a termolina, as manchas não saíram.
Espero que a explicação seja útil!
#Cômodaforradacomtecido #PAPmesinhaforradacomtecido #Transformaçãodemóveis